
A primeira reunião do Clero da Arquidiocese de Cuiabá em 2025 foi realizada na manhã desta terça-feira (11), no Seminário Cristo Rei, contando com a expressiva participação dos padres da Arquidiocese. O encontro teve início com a Oração das Laudes, seguido da eleição de três novos presbíteros que integrarão o Conselho Presbiteral.
O Conselho Presbiteral é formado por um grupo de padres escolhido para auxiliar o arcebispo no governo da Arquidiocese. Conforme estabelecido em seu Estatuto, são considerados eleitos aqueles que obtêm 50% mais um dos votos.
“São 12 os membros do Conselho Presbiteral. Seis são minhas indicações e seis são escolhidos por votação. Hoje, três foram eleitos. No próximo ano, haverá outra votação para que outros três membros possam fazer parte do Conselho”, destacou o arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Mário Antonio.
Durante a reunião, o arcebispo explicou o funcionamento da votação, que foi secreta e realizada por meio de cédulas de papel. Ele orientou que os padres poderiam optar por manter os membros atuais ou escolher novos representantes para compor o Conselho.
Como resultado da votação, o padre Deoni Alexandrino, reitor do Seminário Cristo Rei, foi reeleito para o Conselho Presbiteral, assim como o padre Dener Jacob, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Distrito da Guia. A terceira vaga foi ocupada pelo padre Raul Berto, pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Rosário Oeste.
Os eleitos tomarão posse na próxima reunião do Conselho que está prevista para o mês de abril.


Conselho Presbiteral
Além da eleição para o Conselho Presbiteral, a reunião também definiu o novo Coordenador do Clero. Cabe ao coordenador representar os presbíteros, organizar retiros, encontros, formações, e de lazer. Atualmente, o padre José Pereira, Reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, esteve com essa incumbência. Agora, padre Diogo Monteiro, secretário-geral da Arquidiocese e vice-reitor do Seminário Propedêutico, assume como novo eleito para desempenhar essa missão que exige habilidade em dialogar e acompanhar os mais de 100 padres da Arquidiocese de Cuiabá, em suas distintas realidades.

