
O seminarista Pedro Henrique foi ordenado diácono neste sábado, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A cerimônia, presidida pelo arcebispo Dom Mário Antonio, reuniu fiéis, religiosos, familiares e amigos. Ele atuará como vigário na Área Pastoral Santíssima Trindade, na saída para Chapada dos Guimarães, em Cuiabá.
Natural de Cuiabá e criado em Várzea Grande, Pedro Henrique é filho de Lourdes e Maurício. Os pais, a irmã e o cunhado acompanharam a ordenação, marcada por ritos e orações que abrem uma nova etapa no clero da Arquidiocese.
“O diácono é por natureza sinal da igreja que serve, que escuta, e que se faz presente nas periferias da vida”, disse Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá e presidente da celebração.
“Na Primeira leitura de hoje, o profeta Jeremias nos recorda que a vocação é dom de Deus. Esse segundo nascimento do Pedro Henrique é assistido, mais uma vez, por sua família. E nós, do clero, agradecemos a família do Pedro. Pedro, o clero da Arquidiocese o acolhe como sua nova família, seja bem-vindo”, ressaltou o arcebispo durante a homilia.


Dom Mário ainda nos recordou que o diácono é chamado a estar onde Cristo está. “Esteja entre os pobres, os pequenos e os sofridos. Essa é a fecundidade do seu ministério, dar a vida em serviço”.
O arcebispo também trouxe para os presentes a carta de pedido de Ordenação, que o Seminarista escreveu a próprio punho. Além disso, apresentou para a comunidade que Pedro Henrique participou de intensas programações nos últimos dias, com visitas pastorais, aos enfermos, e esteve presente nas comunidades onde atuou durante a vida pastoral e missionária, enquanto seminarista.


Pedro Henrique esteve atuante e presente nas Paróquias de Santo Antônio de Pádua, em Várzea Grande, comunidades que ele bem conhece e participou ainda quando não estava no seminário. Pedro também exerceu missão pastoral nas Paróquias de Santo Antonio, em Santo Antônio do Leverger, e na Nossa Senhora das Graças, em Várzea Grande.
Além dos padres da Arquidiocese de Cuiabá, religiosos, amigos, seminaristas e familiares do Pedro Henrique, esteve presente o padre João, da diocese de Sinop, que acompanhou o retiro do Diácono Ordenado.
Pedro Henrique é membro do Comise – Conselho Missionário de Seminaristas, representa a Arquidiocese de Cuiabá, o Regional Oeste 2 e a equipe nacional. Um dos momentos mais importantes de sua vida, vivenciado recentemente, Pedro esteve em Roma e se encontrou com o Papa Leão XIV.


“Foi um encontro breve e muito bonito. Significativo para minha vida e missão. Beijei a mão do Santo Padre e pedi um conselho para ele, informando-o que receberia em agosto a ordem do diaconado. O Santo Padre me disse: tenha fidelidade na oração. Essas palavras levarei a para a minha vida”, afirma o Diácono.
Dom Mário destacou a importância de ter padres, diáconos e seminaristas comprometidos coma Igreja. “Precisamos de ministros que saibam caminhar com o povo, nos olhos da fé e pés no chão”.


Pedro Henrique foi designado pelo arcebispo de Cuiabá para atuar, juntamente com padre Raul Berto, vice-reitor do Seminário Cristo Rei, e padre José Pereira, Reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, da ação missionária na Área Pastoral Santíssima Trindade. Membros das comunidades da área Pastoral estiveram presentes para acolher, com alegria, o Diácono Ordenado.
Para assistir na íntegra a Ordenação Diaconal, acompanhe no link: