A Arquidiocese de Cuiabá realizou, na manhã desta terça-feira, o Encontro do Clero, um momento de espiritualidade marcado pelo Tempo do Advento e pelo Jubileu da Encarnação. Sob o tema “Com Luzes do Ano Jubilar da Encarnação no Tempo do Advento”, padres, diácono e o arcebispo Dom Mário Antonio vivenciaram um período de reflexão, oração e renovação pastoral.
O encontro destacou que o Advento é o tempo por excelência da proximidade de Deus — o Verbo que “armou sua tenda” entre nós. No contexto jubilar, os ministros ordenados foram convidados a redescobrir a beleza e a exigência da Encarnação como modelo do ministério presbiteral: presença, compaixão e dom gratuito.
O encontro começou com a reflexão sobre a centralidade da Encarnação: Deus que se aproxima, se faz próximo e caminha com seu povo. O clero foi chamado a renovar o coração sacerdotal, deixar-se conduzir pela esperança dos profetas, assumir a conversão anunciada por João Batista, aprender a disponibilidade total de Maria e recentrar o ministério em Jesus Cristo, único Pastor.


O Retiro do Clero da Arquidiocese de Cuiabá, em 2026, será em Aparecida (SP), e todos foram convocados para se organizarem para esses dias de oração e reflexão que marca o período quaresmal.
Outro ponto abordado no Encontro de hoje foi a realização do 39º Vinde e Vede que, em 2026, será realizado na Arena Pantanal. As paróquias da Arquidiocese já possuem as cartelas do show de prêmios que será realizado na edição especial que antecede os 40 anos do Maior Encontro Arquidiocesano de Cuiabá.

